SOBRE O SHIUR DA MORÁ MONIQUE NO EVENTO DE SHAVUÓT(09/06/2016)

 

Shmuel escreveu Shoftim e Meguilat Ruth em homenagem ao Rei David. Pq não ao Saul? Pq ele coroou Saul e não fez o mesmo om David, sentiu que ficou devendo o Rei David.

De Ruth veio David Hamelech que trará Mashiach, esse grande mérito é da Ruth uma convertida.

Chessed é comparado à agua que por onde passa, se espalha.

Tem uma história de um goi que sempre deixava uma kipá no porta-luvas do carro e mãe uma vez questionou o porquê e o que era aquilo. Ele respondeu que não sabia o que era, mas que já tinha visto outros homens usando aquilo e se ajudando na estrada, então considerava um amuleto da sorte se um dia acontecesse algum acidente teria certeza que algum outro homem usando essa mesma “ coisa” o ajudaria. Os yehudim se ajudam, essa é nossa natureza, sem mesmo nos conhecermos, fazemos tehilim pra quem precisa do outro lado do mundo, nos juntamos, arrecadamos…

Outra história interessante foi de um homem (yehudi) que foi parado na estrada sem portar documento. Precisava pagar uma multa e o guarda viu ele tirando uma nota de uma maleta cheia de dinheiro. Como o carro era um tanto velho ele estranhou e perguntou sobre a origem. O homem explicou que sua filha iria se casar dentro de alguns dias e muitas pessoas se juntaram para ajudar a pagar toda a festa e as despesas com o casamento. O policial estranhou mais ainda e o mandou para delegacia. Lá chegando, o delegado ouviu a mesma explicação e não acreditou. O homem então sugeriu que ligassem para seu rabino que confirmaria a explicação. E foi o que ocorreu e com isso ele foi liberado. Saindo, o mesmo policial perguntou quem é seu grupo de amigos? Ele respondeu que era judeu e que entre os judeus as pessoas sempre se ajudam muito quando alguém tem dificuldade de qq tipo. Então o policial solta: Puxa D ùs acho que nasci na religião errada.

Ruth vem de Moav que não é um bom povo; é comparado à um diamante que quando está bruto não tem valor, precisa ser lapidado para valer.

Porque Boas esperou Ruth ir até ele? Pq ela era muito bonita e ele nunca imaginaria que ela aceitaria se casar com ele.

Chessed está ao nosso lado, não precisam ser coisas grandiosas; muitas vezes pqnos feitos, valem pco pra nós mas mto pra quem fazemos. Ela tinha uma amiga na Midrashá que levava no sentido literal o que o rabino falava que não era bom passar um dia na vida sem fazer Chessed. Então chegava a noite, ela perguntava na cama já, vc quer um copo d´água, quer que eu passe suas roupas??

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s